quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Lançamento da logo da Alegrís



Demorou mais saiu!

Pois é hesitei muito em usar essa logo. Já que esta mandala-picadeiro foi usada como logo da extinta Família Chapepéléu.

Relutei, tentei criar outras, com sol amarelo e um broto germinando em direção ao sol com uma flor violeta, com circulo de estrelas coloridas... Mas não tinha alma.
Aí então coloquei o nome Alegrís - Brinquedos e Brincadeiras dentro da mandala e ficou ótimo! Pensei, pensei... E buscando uma razão bastante justa para me utilizar de algo que já havia sido criado anteriormente, cheguei a conclusão que também me pertencia essa mandala-picadeiro.

Fiz parte por, sei lá, 8 anos da Cia.Família Chapeleléu, uma cia formada por mim, meus filhos e o pai deles. "Uma família levada ao pé da letra...", como costumávamos brincar. Foi onde tudo começou. Escrevemos peças de teatro de bonecos, pesquisamos e confeccionamos brinquedos populares, desenvolvemos figurinos e trabalhamos em áreas distintas: empresarial, eventos infantis, festas de aniversário, fizemos muitas feiras de artesanato, apresentamos na rua e viajamos um tanto.

A cia se desfez por uma série de motivos, caminhos que se separaram neste plano e no outro, e a logo ficou, pronta, bonita, colorida e estampada em muitos de nossos figurinos.

Então pedi a minha super amiga designer gráfica Roseli Carnaíba que refizesse a logo com o novo nome e ficou assim como está!

O nome Alegrís vem de uma expressão que minha filha Clara Luz usava por volta de seus 3 anos e meio, época em que Suel (o segundo filho) chegou a este mundo, e que remete a alegria mesmo. Quando o bebê sorria ou fazia algo engraçado ela dizia: "Ele é tão alegrís..."

Então a escolha do nome tem haver com esta ligação intíma de nós três. Pois sem dúvida não existiria cia, nem bonecos, nem brinquedos se eles não estivessem do meu lado e não me iluminassem a vida a ponto de tudo fazer parte de uma coisa só.

Nós, Família chapeleléu e Alegrís.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Lembranças de Natal



Durante o período do Advento, foram confeccionadas como lembranças para as crianças do Jardim de Infância da Escola Livre Porto Cuiabá, esses bebês em seus coxinhos de crochê.

A idéia foi da coordenação pedagógica da escola e eu ajudei na confecção.

Achei os bebês lindos e uma idéia muito bem trabalhada, já que as crianças vinham se preparando para a chegado do bebê Jesus no presépio havia um mês.

A cada semana um novo acontececimento na montagens do presépio. O pinheiro, José e Maria, os Reis Magos, os bichos...

E no fim da época do Advento cada um recebe um menino Jesus, medindo cerca de 7 centímetros, as crianças receberam com as mãozinhas em concha, até o jeito como elas carregavam o menino Jesus foi cheio de carinho.


A pedagogia Waldorf e seus muitos encantos!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Uma idéia simples
















Uma idéia muito simples para se fazer um teatrinho para público e lugares pequenos.
Como nesse caso em que usamos o teatrinho para apresentação de dedoches na livraria Adeptus.
Feito em papel paraná e pintado a giz de cera, tive a ajuda de minha pequena Clara Luz (5 anos) na pintura.
Na livraria dividíamos espaço com uma grande quantidade de livros infantis (semana de natal as prateleiras lotadas), foi uma ótima opção o teatrinho que coube sobre uma mesinha infantil.
O público da livraria é circulante, o que nos possibilitou apresentar a estória 3 vezes num tempo de 2 horas.
As apresentações foram muito intimistas, 4 a 5 crianças por vez, mas todas participaram das apresentações, pegando bonecos, indo para trás da janelinha e jogando pedrinha na barriga do Lobo Mau.
A história contata foi a da Chapeuzinho Vermelho, mas de um jeito bem diferente!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Literatura engajada


Lietura indispensável a quem se interessa por brinquedos e brincadeiras.
O livro de Renata Meirelles trata da vivência que ela e o companheiro tiveram com as crianças de comunidades isoladas na Amazônia e de outras partes do Brasil.
O livro é de encher os olhos com fotografias lindas, as mãos porque é um livrão com muitas páginas que mostram os brinquedos sejam feitos por crianças ou por adultos, tem cantigas cifradas, passo a passo ensinando a fazer brinquedos e é de encher o coração com engajamento e texto poético de Renata.
Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente a autora e os seus, pois é irmã de uma grande e querida amiga Dani Meirelles e tia da Clarona nossa amigona, e digo a vocês que a energia é a mesma do livro. Estávamos no aniversário da Clarona e ela animou a festa um bocado!!
Um beijo pra Renata e vamos brincar minha gente, pro corpo e a mente não envelhecerem!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Oficinas Recentes

Recentemente no mês de Novembro e início de dezembro foram ministradas oficinas de artigos natalinos com o público infantil do Goiabeiras shopping.
Foram ministradas oficinas aos domingos para o público aberto e circulante. Cada participante confeccionou sua peça (guirlandas, cartões de natal reciclados, sachês de ervas naturais entre outros) e levou consigo.
Uma ênfase deve ser dada a oficina de presépio. As crianças arrasam no quesito criatividade!!
confira fotos de alguns desses momentos.


Alimente suas brincadeiras com brinquedos saudáveis


Brinquedos artesanias, produzidos um a um por mão humanas com muito carinho para proporcionar o melhor alimento para a alma e a imaginação.

Preços por atacado e no varejo.

(65) 3027-1936 ou 9222-5492
ciaalegris@gmail.com
michelisierra@hotmail.com